Imagem - Notícias
03 de Jul de 2020

URGENTE - COMUNICADO A CATEGORIA

FERROVIÁRIOS - COMUNICADO URGENTE

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS NOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA - SINDIFER, por meio de seu presidente abaixo firmado, diante das medidas trabalhistas adotas para enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente do coronavírus (Covid-19), vem, por meio desta, INFORMAR que o Sindifer vem atuando incansavelmente para garantir a manutenção do emprego da categoria ferroviária.

Foram publicadas várias Medidas Provisórias pelo Governo Federal para enfrentamento do estado de calamidade pública, entre elas as MPs 927 e 936, as quais dispõem sobre medidas trabalhistas e que implicam mudanças drásticas diretamente aos trabalhadores.

Ressalte-se que as medidas para enfrentamento da pandemia foram adotadas pelos Governos Federal e Estadual, sendo que as empresas estão se adaptando a este momento de crise e, consequentemente, os trabalhadores.

O Sindifer, como representante da classe ferroviária, vem realizando inúmeras solicitações e trabalhando diretamente com as empresas para manutenção do emprego e adaptação dos trabalhadores ao momento caótico em que vivemos, diariamente realizando atendimento aos associados e trabalhadores, bem como protocolando requerimentos junto às empresas para resolver conflitos.

Em relação aos funcionários que se encontram afastados por estarem no grupo de risco da Covid-19, o Sindifer esclarece que, conforme requerimento protocolado no início da pandemia, os salários e subsídios não estão sofrendo descontos. Todavia, adicionais como “Ticket viagem” e “horas extras” são pagos apenas quando efetivamente cumpridas algumas exigências (realização de viagens, por exemplo), o que não é realizado pelos funcionários afastados.

Saliente-se que a medida de afastamento dos funcionários que se enquadram no grupo de risco foi implementada pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual, sendo dever de todas as empresas cumprir as determinações.

O Sindicato compreende o momento difícil que estamos passando e está sempre ao lado da classe ferroviária lutando por suas reinvindicações.

Para que não haja dúvidas quanto aos direitos dos trabalhadores neste momento de crise, o Sindifer está à disposição para esclarecimentos pelo telefone 41 3366–3373 ou 41 99843-2041 bem como o setor jurídico (Dra. Rafaela) Terça e Quinta-Feira das 09:00 as 12:00 hs pelo número 41 99204-6605

Curitiba/PR, 03 de julho de 2020.

EROS LUIZ KOLESKY

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias nos estados do Paraná e Santa Catarina