O início da SINDIFER - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias nos Estados do Paraná e Santa Catarina

O SINDIFER - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias nos Estados do Paraná e Santa Catarina, único e legítimo representante da categoria ferroviária desde 04 de janeiro de 1963, data de sua fundação. Sendo reconhecido pelo Ministério do Trabalho através de carta sindical outorgada pelo processo MTPS 112.521/70.

Quando se fala em ferrovia no Brasil, lembra-se automaticamente da RFFSA - Rede Ferroviária Federal S.A, extinta através da MP 353 de 22/01/2007. Sendo criada a VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, na condição de sucessora trabalhista, que atualmente mantém alguns empregados em atividade, bem como prestadores de serviços, além de administrar os diretos dos aposentados e pensionistas ferroviários.

Portanto, todos os ferroviários dos Estados do Paraná e Santa Catarina, são representados pelo SINDIFER, cujo meta principal é defender os interesses da categoria, bem como manter os benefícios conquistados. Para isso, sempre se fazendo representar junto aos Ministérios do Planejamento, INSS e Tribunais do Trabalho e Superior de Justiça, por ocasião da representação em Dissídios em prol dos mesmos.

Com a privatização da RFFSA em 1998, a sucessora atual é a RUMO – Malha Sul S.A., que também é sucessora trabalhista dos ferroviários ativos. Então, no mês de maio, data base da categoria, realiza mediação do Acordo Coletivo de Trabalho com o SINDIFER, bem como demais situações conflitantes dos empregados, as quais até a presente data foram coroadas com êxito.

Também negocia a manutenção das conquistas salariais dos empregados da Ferroeste e Subsidiárias e/ou Controladas e/ou Concessionárias de Serviços de Transportes Ferroviários e/ou Prestadoras de Serviços Ferroviário, Empresas de Logística Ferroviária-Modal, Armazéns Ferroviários e/ou Concessões de Armazéns Ferroviários, Empresas Contratadas para Serviço Especializados Ferroviários, Concessionárias e/ou Subsidiárias, localizadas no âmbito da base.

Mantém Sede em Curitiba, no bairro Cajuru/Oficinas, onde se localiza grande parte da categoria em atividade, aposentados e pensionistas. E para melhor atendimento da categoria, dispões de Escritórios Regionais nas cidades: Lapa, Ponta Grossa, Jaguariaiva, Apucarana, Mafra e Porto União.

Locais estes em que dispõe de pessoal qualificado, para amplo atendimento, no intuito de defender as condições de vida, de trabalho, segurança no trabalho e valorização dos seus representados.

Filie-se ao SINDIFER

Garanta a manutenção e futuro da sua representação sindical.
Confira os benefícios clicando no botão.