Imagem - Notícias
16 de set de 2019

ETIQUETA PROFISSIONAL

 

VOCÊ SABE O QUE É ETIQUETA PROFISSIONAL?

Etiqueta nada mais é do que o domínio das boas maneiras e dos bons costumes dentro do ambiente de trabalho de modo a sabermos se comportar neste ambiente, a relação com os superiores, dependentes e todas as outras pessoas que se relacionam com a empresa.

A etiqueta profissional envolve todo um aglomerado de regras que possuem como principal objetivo um relacionamento harmonioso no ambiente de trabalho, afinal é neste local onde convivemos com as mesmas pessoas todos os dias, em determinados cargos até mais do que com nossos familiares. Por isso precisamos aprender a se comportar corretamente entre nossos colegas de trabalho e os clientes da empresa.

Em pleno século XXI ter bons hábitos ainda é um diferencial para quem deseja ser um profissional de destaque, por isso é importante averiguar como está à qualidade no relacionamento entre todas as pessoas da empresa, como a linguagem está sendo utilizada e o conjunto de costumes e gestos que permitem uma comunicação segura, fácil e principalmente eficiente.

Um destes conglomerados de informações presentes na etiqueta profissional está com relação à postura e as condutas de qualquer trabalhador, onde devemos sempre evitar ao máximo algumas situações que podem comprometer e atrapalhar o trabalho dos demais, como por exemplo, comer no ambiente de trabalho, mascar chiclete, flertar com alguém, usar gírias, fumar, roer unhas, cantar, assobiar, chegar atrasado, ser arrogante, se vestir de forma inadequada entre outros casos que envolvem a sua imagem e que causam impressões muitas vezes erradas de quem você verdadeiramente é.


Redes Sociais e Internet:

Este é um tópico muito importante, porque podemos dizer que mais de 50% das pessoas possuem uma “vida na Internet”, e que querendo ou não tudo o que acontece neste meio reflete a vida fora dela. Por isso alguns comportamentos devem ser evitados nas redes sociais e nas páginas que você visita na hora do expediente.

Por isso, a primeira dica, e a mais importante é: Evitar ao máximo usar as redes sociais na hora do expediente, assim como tomar cuidado com tudo o que você for postar. É extremamente errado você falar mal da empresa nas redes sociais. Isso pode ser motivo de demissão por justa causa! Sem contar que você jamais deve postar fotos que te comprometam, evitar falar sobre assuntos polêmicos, e jamais postar assuntos que devem ser tratados somente no trabalho.

E não é apenas o uso das redes sociais que deve ser evitado. Devemos evitar a visita em alguns sites, visto que todas as empresas monitoram as visitas de todos os seus funcionários, por isso jamais visite sites que contenham pornografia ou qualquer conteúdo inadequado.

É até bom evitar ao máximo as visitas em sites que não possuem alguma correlação com o que você realmente faz na empresa (especialmente páginas de vídeos), porque isso pode atrapalhar o seu rendimento e também pode significar que você não faz nada além de navegar pela Internet enquanto poderia estar realizando algo produtivo para a empresa.

Seguindo todos estes conselhos de etiqueta profissional, qualquer trabalhador encontrará no seu ambiente de trabalho um local agradável para se trabalhar, onde serão construídos laços de amizade que podem durar uma vida inteira. Poder perpetuar bons costumes no trabalho, poderá ajudar inclusive na qualidade dos seus serviços e no seu rendimento, de modo que você notará a sua importância para toda a empresa, seguindo caminhos saudáveis, harmoniosos e que podem trazer bons futuros para quem deseja crescer na empresa. Porque funcionários exemplares sempre serão um destaque para a empresa.

 

 

 

 

 

Compartilhe via:

Leia também

Filie-se ao SINDIFER

Garanta a manutenção e futuro da sua representação sindical.
Confira os benefícios clicando no botão.